Montarias

Moderator: Mestres

Post Reply
Hélio
Proficiente
Proficiente

Re: Novas regras/Atualização de regras.

Post by Hélio »

Dúvidas:

Pode-se manter um animal e/ou montaria vivendo e se alimentando fora da cidade e do estábulo caso o personagem viva da cidade?

No caso dos ranger, druidas e bárbaros, que podem viver fora da cidade sem penalidade.
longo
Site Admin

Montarias

Post by longo »

Movendo as discussões sobre montaria para cá
longo
Site Admin

Post by longo »

Hélio wrote: Tue Sep 03, 2019 8:48 pm Dúvidas:

Pode-se manter um animal e/ou montaria vivendo e se alimentando fora da cidade e do estábulo caso o personagem viva da cidade?

No caso dos ranger, druidas e bárbaros, que podem viver fora da cidade sem penalidade.
Boa pergunta. Honestamente? não pensei nisso. A princípio não preparei nada para isso, mas seria uma possibilidade. Só que teria que ter algum custo para isso. Provavelmente eu diria que você usaria sua rolada de craft da semana. O animal precisa de cuidados e comida, além de não ser seguro. Mas precisariamos conversar entre os narradores para ver como ficaria.
Hélio
Proficiente
Proficiente

Post by Hélio »

longo wrote: Tue Sep 03, 2019 9:12 pm
Boa pergunta. Honestamente? não pensei nisso. A princípio não preparei nada para isso, mas seria uma possibilidade. Só que teria que ter algum custo para isso. Provavelmente eu diria que você usaria sua rolada de craft da semana. O animal precisa de cuidados e comida, além de não ser seguro. Mas precisariamos conversar entre os narradores para ver como ficaria.
Eu concordo com a ideia de ter um custo, só acho que abdicar da rolada semana seja muito.

Sem contar que certas classes e backgrounds que facilitam encontrar comidas.

Talvez dar uma penalidade na rolada de semana com base na necessidade de alimento para suprir aquele animal ou animais.

Por exemplo, tem menos um na rolada para kg de comida necessária para alimentar o(s) animais(s). Isso refletindo o tempo que o personagem dispõe para buscar a comida e água extra.
longo
Site Admin

Re: Montarias

Post by longo »

Qualquer coisa em "downtime" é feito usando a rolada da semana. Vantagens da profissão, usar research da biblioteca arcana, etc, tudo consome sua rolada da semana. Mas eu entendo que talvez seja muita coisa para algo que no final das contas custa 1gp. Só que nós tantamos não usar redutores tipo -1 em roladas, seguindo a filosofia do 5e de dar ou vantagem ou desvantagem. Não é 100% mas tentamos seguir. Então seria algo tipo desvantagem na rolada de profissão por exemplo.

O fato do jogador morar de graça já na real é uma vantagem boa que nós já estávamos discutindo se precisava ser revisto ou dado uma penalidade. Dai adicionar o fato de também poder criar seu animal de graça... talvez fique muito forte, mas com uma desvantagem na rolada seria algo mais provável.
Talvez devessemos mudar a regra para "todo mundo que mora fora da cidade rola profissão com desvantagem. Como extra, pode cuidar do seu animal/montaria de graça"

Mas nada decidido ainda :)
Hélio
Proficiente
Proficiente

Post by Hélio »

longo wrote: Tue Sep 03, 2019 10:53 pm Qualquer coisa em "downtime" é feito usando a rolada da semana. Vantagens da profissão, usar research da biblioteca arcana, etc, tudo consome sua rolada da semana. Mas eu entendo que talvez seja muita coisa para algo que no final das contas custa 1gp. Só que nós tantamos não usar redutores tipo -1 em roladas, seguindo a filosofia do 5e de dar ou vantagem ou desvantagem. Não é 100% mas tentamos seguir. Então seria algo tipo desvantagem na rolada de profissão por exemplo.
Não estou acostumado ainda com o 5 edição, minha mente ainda pensa como 3.5. Diante do comentado, eu curto a ideia.
longo wrote: Tue Sep 03, 2019 10:53 pmO fato do jogador morar de graça já na real é uma vantagem boa que nós já estávamos discutindo se precisava ser revisto ou dado uma penalidade. Dai adicionar o fato de também poder criar seu animal de graça... talvez fique muito forte, mas com uma desvantagem na rolada seria algo mais provável.
Talvez devessemos mudar a regra para "todo mundo que mora fora da cidade rola profissão com desvantagem. Como extra, pode cuidar do seu animal/montaria de graça"

Mas nada decidido ainda :)
Considero equilibrado que os personagem que vivem em ambientes selvagens tenham que rolar com desvantagem todas as suas roladas de profissão, afinal quem mora da cidade tem que gastar boa parte do seu tempo, buscando alimentos, lidando com clima e/ou outros obstáculos de uma vida selvagem. Poder cuidar de montarias, animais treinados e/ou companheiros animais também fora, em ambiente selvagem, é um grande fator de equilíbrio. Na minha opinião.
Grimm
Ancião
Ancião

Post by Grimm »

Li suas ideias e parecem interesses. MAS não acho que deveria ter a possibilidade de cuidar da sua montaria fora dos estábulos, já que lá eles têm todo o cuidado e comida que os animais necessitam (estábulo é feito pra isso). Vc paga o custo pra que outros cuidem da sua montaria.

Ter a sua montaria fora da cidade não é seguro, você não tem abrigo apropriado pro animal, comida é algo específico (não pode dar o resto do veado que você caçou). Sem contar que você teria que gastar tempo com o pêlo, as ferraduras, etc. E vc tbm não tem as ferramentas e nem necessariamente animal handling pro trabalho. Lembrando que, não é porque você é druida, ranger ou bárbaro que vc sabe cuidar de uma montaria nos ermos selvagens. Vc sabe apenas como cuidar de si mesmo e isso já é uma grande vantagem pro downtime.
O Alp é druida ermitão, então ele vive e come suas amoras fora da cidade por flavor, mas se tiver que pagar extra eu tbm não vejo problema (imposto, sei lá).

Enfim, eu sou a favor de não fazer exceções, principalmente quando ela vai acarretar em mais complicações (desvantagens, mais roladas, custos variáveis). As montarias que sejam cuidadas por quem entende e paga-se o custo do serviço. Quer criar um animal sem conhecimento e sem condições? A sociedade protetora dos animais (Alp) vai te dar palmadas na bunda e levar seu animal pro abrigo.
If the barbarian has ten gold pieces, and the rogue steals half of it, what does the rogue take?
1d12 slashing damage.
Hélio
Proficiente
Proficiente

Post by Hélio »

Grimm wrote: Wed Sep 04, 2019 8:59 am Enfim, eu sou a favor de não fazer exceções, principalmente quando ela vai acarretar em mais complicações (desvantagens, mais roladas, custos variáveis). As montarias que sejam cuidadas por quem entende e paga-se o custo do serviço. Quer criar um animal sem conhecimento e sem condições? A sociedade protetora dos animais (Alp) vai te dar palmadas na bunda e levar seu animal pro abrigo.
Diante desse argumento, não há muito oque dizer. Hahaha.

Também sou favorável a facilitar o jogo, mas só estavamos discutindo.

Em geral essa publicação se refere a montarias, mas gostaria de saber se essas regras irão se aplicar ao meu companheiro animal, que não é algo comprado e provém da minha classe.
longo
Site Admin

Post by longo »

Não, companheiro animal da classe não precisa de estábulo nem nada do tipo (mas ainda precisa comer/beber quando em aventuras).
Post Reply